domingo, 14 de março de 2010

Resenhas do 9º Ano

Publicação do Projeto de investigação, cujo tema era escrever uma resenha de qualquer livro já lido pelos alunos.

Seguem duas resenhas escolhidas para publicação:

Laís Figueiredo, do livro "Tudo por um pop star", de Thalita Rebouças;
Kalvin Nagano da Silva, do livro "O Fantasma que falava espanhol", de Luís Galdino.

Tudo por um pop star

Esse livro conta a história de três adolescentes Manu, Gabi e Ritinha que são fãs de uma boy band estadunidense que canta e dança. A história fica hilária quando as amigas recebem a notícia de que a banda fará um show no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. O problema é que elas moram no interior de São Paulo e, para realizar o sonho de ver os ídolos, elas passarão por aventuras, confusões e outros tipos de situações que torna o livro cada vez mais empolgante.

Thalita Rebouças:

 É carioca e tem 29 anos, faz livros voltados para o público jovem. E esse livro Tudo por um pop star é seu terceiro livro da coleção Rosa-Choque. 

É uma escritora pop, pois seus livros contam um pouco das loucuras e desventuras do universo adolescente.


O fantasma que falava espanhol

Quatro amigos: Marcelo, Cláudia, Tetê e Quico viajam até uma ilha quase deserta no litoral norte de São Paulo, para explorá-la, mergulhando à procura dos destroços de muitos navios naufragados naquela região. Chegando lá, encontraram a casa de seu Ernesto, que era o único habitante da ilha. Seu Ernesto conta que há na redondeza uma casa antiga que é mal-assombrada. Os adolescentes curiosos decidem xeretar por lá, e Cláudia quase é atingida por um tiro que pega no vidro da casa. Eles voltam à casa de seu Ernesto, contam tudo sobre o acontecido, e seu Ernesto conta as histórias dos outros turistas que haviam deixado a ilha por medo do fantasma alemão. Quico retorna à casa e deixa lá um walk-talk ligado e, ao saírem de lá, ouvem pelo outro aparelho passos pela casa e uma ameaça em espanhol.

Em outra ocasião são surpreendidos por um policial falso que dispara tiros em direção aos garotos, depois de um tempo quando entram no casarão de novo encontram o policial morto em um armário. Eles retornam à cabana de seu Ernesto, e começam a encaixar o quebra-cabeça de quem poderia ser o assassino. Puxam uma gaveta e descobrem um pente de balas na mesa de seu Ernesto, e a insistência dele para que saíssem da ilha, também deu mais motivos para que desconfiassem dele, e se voltam para seu Ernesto. Eles decidem passar a noite no casarão, já que o assassino estaria lá fora e, na madrugada, divididos em 2 grupos, são surpreendidos pelo verdadeiro criminoso que toma Tetê como refém.

Pela manhã seu Ernesto volta com a polícia e conseguem liberar Tetê. Fazia já uma semana desde o dia fatídico na casa. Aí descobriram que o sujeito era procurado em todo mundo, (Mário Mandañez, Argentino). Ele teria um grupo paramilitar que atuou na Argentina durante o regime militar, sendo responsável por um número incrível de sequestros e famoso, principalmente, por ser torturador.

Luiz Galdino
Luiz Galdino, paulista de Caçapava (Vale do Paraíba), de onde saiu aos dezoito anos, começou escrevendo para adultos. Já havia publicado um romance e um volume de contos quando estreou na literatura infanto-juvenil.

Sua obra soma, hoje, cerca de quarenta títulos, que inclui ficção para adultos, novelas infanto-juvenis e obras de não-ficção (ensaios sobre História e Pré-história brasileira). Esses livros conquistaram quase trinta premiações, entre as quais o Prêmio Literário Nacional do INL (DF), Prêmio Nacional do Clube do Livro (SP), Fernando Chinaglia (RJ), João de Barro (Prefeitura BH) e Jabuti (SP), além de alguns no exterior: México, Alemanha e Itália.

Galdino tem histórias publicadas no México e nos Estados Unidos. E sua obra vem sendo estudada e se constituindo em temas de teses universitárias no Brasil, Holanda e Japão. No entanto, apesar de escrever para públicos tão distintos, sente-se à vontade para afirmar que nenhum outro leitor se mostrou jamais tão cúmplice dos seus relatos como os jovens e os adolescentes. E essa cumplicidade os torna muito especiais. Na sua visão, faz deles, com certeza, o seu público preferido.

6 comentários:

  1. Lindo trabalho minha amiga... os alunos entraram com honras no intuito do trabalho. Parabéns!!!

    Eduardo Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos alunos pelas resenhas, as duas foram muito bem escritas!

    Bom ver seu trabalho florescendo, Paty. :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos alunos Kalvin e Lais. Que esseas resenhas possam contribuir para despertar o interessa pela leitura de muitos colegas.

    Prof. Viviane

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que há escolas que ainda ensinam a leitura de livros, este objeto quase obsoleto da cultura brasileira que entrou em processo de extinção a menos de uma década.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Pati,

    Não consegui comentar as resenhas... mas o trabalho dos meninos com certeza está excelente!

    Beijos,
    Filipe

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos alunos pelas resenhas. Vocês conseguiram despertar a minha curiosidade por esses livros. Espero que vocês sejam sempre estimulados a escrever mais e mais... Expressar-se pela escrita é uma arte!!!
    Beijos,
    Eliane
    Obs: E parabéns a professora que soube reconhecer o talento de seus alunos.

    ResponderExcluir